prática e processos
passos + sintomas relativos

 

SINTOMA 11
Dificuldade de abrir mão por iniciativa própria
Incapacidade de oferecer espontaneamente sem ser requisitado ou exigido. Perceber em si a ausência de proatividade no oferecimento. Reconhecer-se mesquinho no momento seguinte a uma oportunidade de troca ou doação. Incapacidade em despossuir-se. Percepção de pequenez e apego. (i-Tsedek - Despossuir)

PASSO 11
Sagrado - Kedusha

 

O sagrado é a contracultura aos interesses pessoais; é a busca por uma agenda interativa com a vida que privilegie a escuta, a troca e o compartilhamento. Nesse estado, ter é tanto usufruir como desfrutar ser usufruído, enfim, sermos úteis. Dar, deixar e consentir sem que se viva uma renúncia, faz com que percebamos níveis de transcendência e santidade presentes em nós mesmos.

Representa a capacidade de trocar a usual busca de experiências de pico ou de apogeu pelo aprofundamento. Enraizar-se na vida mais do que abraçá-la ou controlá-la representa uma troca de parâmetros de sentido e motivação cruciais para abandonar o materialismo.

Quando experimentamos esse câmbio, somos capazes de abrir mão, mesmo quando não somos demandados a isso. Por iniciativa e prazer próprios, consolidamos nossos vínculos com o outro e com a existência como um todo, e isso passa a ser o eixo principal da vida.

Essa lucidez consegue esquivar-se da ideia de abnegação e sacrifício e percebe no movimento contrário ao consumo - ou seja, a doação e a entrega - a fonte maior e mais verdadeira de prazer e de sentido. O desprendimento compreendido como uma forma de ganho e não de abdicação ou perda, nos revitaliza, fecunda e arrebata. A descoberta dessa capacidade de satisfação e realização pelo sagrado, literalmente converte as pessoas por ser experiência profundamente transformadora. Despossuir passa a ser uma ferramenta de aperfeiçoamento e excelência para que a vida se manifeste pelo servir e não pelo uso.