prática e processos
passos + sintomas relativos

 

SINTOMA 9
Não conseguir priorizar e ordenar
Dificuldade em colocar as coisas em ordem, dando clareza na organização dos sentimentos, das ações e das falas. Descoberta frequente de que elegeu o menos importante como prioridade. Conceder quando não dispõe e reter quando deveria abdicar. (i-Seder)

PASSO 9
Humildade - Anavá

 

A pior forma de materialismo é tratarmos a nossa existência como um objeto. Tudo que é transformado em objeto tende a tornar-se uma mercadoria. Perceber a vida como uma mercadoria faz com que constantemente busquemos atrelar-lhe um valor. Um objeto não
tem luz própria porque sua essência não é determinada por si só, mas por um sujeito que identifica esse objeto e esse valor. Assim, deixamos gradativamente de viver para executar uma subsistência que depende de um olhar ou de um julgamento-luz externo.

A vida como um objeto estabelece a prática de estarmos sempre buscando esse valor externo para lhe dar sentido. A busca por notabilizar-se e celebrizar-se em nossos dias, culminando com o sonho da fama, visa resgatar a existência para dar-lhe apreço e virtude.
No entanto, existir por si só é manifestação de uma eleição e de uma grandeza inerente. E quem preserva essa certeza se apresenta diante do mundo de forma humilde e digna ao mesmo tempo. A humildade é a serenidade, o equilíbrio ou a luz que emana da nobreza de existir. Sim, muita humildade pode ser orgulho dissimulado, mas a humildade honesta é o bem-estar mais sublime.

Sintomas de ausência de humildade acontecem quando queremos tomar as rédeas da vida e começamos a priorizar de forma equivocada. Passamos a nos dar conta que frequentemente damos precedência a um sentimento ou a uma ação que não merecia. Privilegiar questões erradas é sinal de que estamos buscando luz do lado de fora e que não a encontramos dentro de nós. Perceba o valor da humildade reparando no quanto as pessoas giram em torno de si mesmas, não saindo do lugar e, ciclicamente, tornando o irrelevante relevante e vice-versa. Seja cuidadoso com a ordem de suas preferências e sobre aquilo que tem precedência. Nessa busca por sintonia fina nas ordens de sua vida você vai encontrar maior grau de humildade.

O humilde transita com a leveza de quem se desmaterializou do peso de sua persona, aliviando-se do peso de máscaras e da massa obesa de seu ego.