prática e processos
passos + sintomas relativos

 

SINTOMA 8
Impaciência
Não conseguir suportar interrupção, contrariedade ou revés na vida. Sensação física de estar sendo ferido, machucado, quando se defronta com o imponderável. (savlanut)

PASSO 8
Afeto - Chassidut

 

A impaciência revela que estamos demasiadamente imersos em nosso interesse próprio e que estamos carentes de alegria. A impaciência é o clímax do direito. Quando penso que tenho direito a passar na frente, a não ser importunado, a obter o que desejo fico inquieto e sôfrego. O Afeto é a essência desse passo que se contrapõe a esse sentimento já que não mede trocas e não se alimenta do beneficio ou da vantagem, mas do ato amoroso de doação.

Trata-se da descoberta de que há utilidade em nossas vidas tanto no vínculo como na estima. Nessa descoberta são transgredidos os direitos porque não se quer mais o que lhe corresponde, quer-se fazer além, quer-se abrir mão de meus direitos e transformá-los em
deveres. O afeto gosta das atribuições e dos encargos porque representa sentido, valor. O afeto é uma subversão ao ego se experimentado de forma adequada.

O afeto correto não quer fazer do amor a mais uma mercadoria, mais uma conveniência em nossas vidas. O verdadeiro afeto faz pela vida, ama não a si, mas a vida e quer lhe trazer um bom nome. Seu prazer está em chamar a atenção para a metade cheia do copo da vida.
O afeto não é uma renúncia, muito pelo contrário, é ir para além da lei porque se atingiu a sabedoria de que nosso verdadeiro interesse não está nos direitos, mas nos deveres.

O grande sentido da lei está em nos educar sobre os direitos dos outros e sobre a incrível liberdade que descobrimos quando não precisamos exigir pela lei os nossos direitos dos outros.

O afeto está diametralmente oposto ao litígio e as cortes estão repletas das versões em que cada um tenta materializar seu "direito". Mas por trás de cada uma dessas versões há uma impaciência, um ego transtornado pela irrelevância do que ele julgava um direito.

Quando no trânsito ou em qualquer interação você descobre a sua impaciência, fica desmascarado o inimigo - é você mesmo. Aquele que lhe causa repulsa e revolta não é outro senão você mesmo. Sem conseguir harmonizar isso, achando que o outro é a fonte de sua
antipatia e repugnância, a densidade material não se dissipa. Ficamos "carregados" de materialidade e não temos como desafogar a concretude da realidade e vivemos sem subjetividade e sem poesia. O poeta é o herói da paciência.