prática e processos
passos + sintomas relativos

 

SINTOMA 4
Dificuldade em ser diligente e ativo, procrastinar.
Tendência a postergar aquilo que tem que ser feito. Não estar em prontidão e desperdiçar
oportunidades. Procrastinar e não levar adiante projetos essenciais. Saber idealizá-los, mas não conseguir concretizá-los. (i-Charitsut)

PASSO 4
Diligência - Atençao II - Zrizut

 

Muitas vezes sabemos o que é necessário ser feito, mas postergamos usando toda a sorte de racionalizações. "Depois eu faço" dizemos displicentes e alheios ao fato de que nunca faremos. Não fazemos nem tanto por falta de tempo ou oportunidade, mas porque estamos num processo de negação e autoengano. Vamos nos engajar na criação de justificativas para não fazer o que deveria ser feito, ocultando a obviedade e o imperativo dessa ação. E, em vez de assumirmos que não será feito, buscamos ganhar tempo concordando que deve ser feito, mas mesmo assim procrastinando. Trata-se de uma forma de controle. Já que não podemos evadir-nos da consciência de que deve ser feito, empurra-se para frente, de tal forma que não seja feito.

O estado natural de tudo é a inércia. A indolência é algo natural e dizem os sábios que até para o crescimento de uma única grama no jardim é necessário que dois anjos, um a cada lado, lhes encorajem constantemente dizendo que cresçam. Não há dinâmica sem antes
vencer-se a inércia. A procrastinação representa uma forma de enganar a si mesmo e aos outros. Isso porque nunca verdadeiramente se cogitou em fazer. A mente usa truques e
artimanhas para não se incomodar ou se transformar. É uma preguiça inerente à matéria e, portanto, uma forma de manifestação do materialismo.

Outro aspecto importante é relacionado à ideia de comando. O mundo material sempre se delata nos direitos e privilégios para proliferar suas indolências e sua lassidão. Por essa razão, a diligência está vinculada a um senso de ordenação, de mandatório e compulsório.
Quando algo está além da escolha e se faz uma obrigação, há menos espaço para pretextos e alegações e fica facilitada a diligência.