prática e processos
passos + sintomas relativos

 

SINTOMA 3
Desleixo e negligência, realizando sem energia e sem zelo
Falta de cuidado, vigor e rigor com o que tem que ser feito. Tendência a ser relaxado e permitir que as coisas fundamentais fiquem largadas e desassistidas ou que se deteriorem e se corrompam. (i-Zehirut)

PASSO 3
Cuidado ou Atenção I - Zehirut

 

Como vimos acima, a prática não é de Atenção, senão que de: "Atenção, Atenção e Atenção".

A primeira forma de Atenção é entender que algo precisa ser feito e essa atenção, por si só, deflagra as demais. O engajamento de nossa consciência com o que está acontecendo determina se estamos ou não atentos.

É comum que, com a passar da vida, venhamos a perder essa atenção justamente porque nos interessa o estado de desatenção. Se ficarmos despertos demais, teremos que nos defrontar com inconvenientes e desafios que preferimos evitar.

Se vemos, por exemplo, uma injustiça no colégio isso exige de nós um posicionamento. Mas vamos descobrindo que nosso envolvimento tem custos. O que é próprio muitas vezes não
é vantajoso e começamos a fazer a opção pela indiferença e pela omissão. Nessa omissão está nossa não presença. E vivida por muitas vezes, essa ausência leva a uma frouxidão, a uma passividade, com graves consequências.

O descuido caracterizado pela apatia e pela indiferença são formas de materialismo porque são modalidades de comodismo. A comodidade, o lugar aparentemente mais fácil e egoísta, se traduz pela perda da atenção, cujos sintomas principais são a displicência e a negligência.

O cuidado é a disposição para fazer o que tem que ser feito e arcar com seus custos. A deficiência nesse zelo abre caminho para formas materialistas que vão trocar a atenção pelo conforto. Quanto maior a conveniência, menor a atenção.

Deixamos de ver as pessoas e suas necessidades não porque não estamos ligados, mas porque não nos interessa interagir com essa parte da realidade. Materializamos a parte da realidade que nos interessa e nos afastamos de sua integridade, arcando com as consequências desse comportamento que, em longo prazo, leva ao abatimento e à depressão.