TRADIÇÕES Dizem respeito a 10 diferentes tradições sapienciais que servirão como modelo de conteúdo e pluralidade. Assim como as línguas, apesar de suas peculiaridades e particularidades, oferecem a mesma qualidade de comunicação ao ser humano, as tradições e suas singularidades manifestam igual qualidade na expressão espiritual humana. Vamos estabelecer 10 tradições: |
1.
Judaica (Torá-Cabala) |
Essas tradições serão apresentadas em sua dimensão sapiencial, e não doutrinária. Além disso, para fins funcionais das reuniões de MA, sugeriremos uma estrutura semelhante aos encontros de AA: 12 Preceitos (conceitos em AA), relativos ao arcabouço organizacional que regulam atribuições e instâncias e 12 Pactos (tradições em AA) que afirmam princípios norteadores desse trabalho de transformação. Cada tradição traduzirá os Sintomas (sobriedade ou intoxicação), os Passos (tratamentos) e os Portais (as meditações), de acordo com a sabedoria e terminologia própria de seus ensinamentos. Tradição I - JUDAÍSMO |
Físico
- Emocional o Sintomas - Passos |
A tradição inicial apresenta conceitos do Judaísmo que manifestam a espiritualidade. Para
os Sintomas, utilizaremos o conhecimento espiritual definido como Mussar*
- aspectos comportamentais. É desse material tradicional que se
originam os 12 sintomas apresentados Para
os Passos, utilizaremos a obra espiritual intitulada de Messilat Yesharim*
(O caminho dos íntegros). Desse material, se origina a expressão
que usaremos para definir o tempo em que uma pessoa consegue permanecer
afastada de padrões materiais. Da mesma forma que em AA se designa
como "limpo ou sóbrio" o tempo de abstinência do
vício, utilizaremos nessa tradição o termo "Yashar".
Estar Yashar por uma semana, por exemplo, é ter conseguido Para os Portais, faremos uso de Chovot Ha-Levavot* (As obrigações do coração). Desse material se originam os 10 Portais e dele também o conceito de obrigações (do coração) em contraposição as imposições (do vício). O caráter forçoso e compulsivo do vício não pode ser contestado por uma sugestão ou conselho. Para fazer-lhe frente necessitamos de um caráter mandatório que só pode ser expresso por um comando ou uma obrigação. Essa obrigação de ordem transcendente tem que ser percebida com a mesma gravidade de uma ordem que demanda sujeição. O conceito de "obrigações do coração" representa a disciplina e o modo de autoridade capaz de fazer frente ao impulso imperioso do vício. COMO POSSO ESTAR YASHAR - ÍNTEGRO? Yashar quer dizer literalmente, "reto" ou "direto". Significa ter uma atitude isenta, honesta e honrada. Em geral, tentamos justificar nossos desejos e "entortamos" a realidade para que nela caiba a nossa vontade. Essa forma de corromper as falas e ações nos coloca em um estado materialista. Estar Yashar (reto) é preservar a idoneidade de nossa presença e fazer com que ela não desvirtue o que é correto e justo. Quanto mais material de si mesmo compõem nossas ações, mais materialistas elas são. Certa vez perguntaram a um Rabino: Como devo fazer para agir corretamente? Ele respondeu: O que faz um equilibrista na corda bamba? Quando pende para a esquerda, tem que contrabalançar inclinando-se para a direita. Saiba que sempre que for agir você estará inclinado na direção de seus interesses. Se quiser fazer agir de forma mais equilibrada, sempre se incline na direção contrária a esses interesses. Materialismo é o preenchimento de si mesmo por interesses que parecem adensar nossa existência, mas acabam por constipar seu fluxo e vitalidade. Durante um pensamento, antes de falar, antes de enviar o e-mail e certamente antes de agir, deve-se sempre prestar atenção se estamos na condição Yashar (retos), ou se estamos pendendo para um lado ou para outro, se estamos sinuosos. |
Yashar é o conceito. Sua prática é a atenção. |
Uma
história Zen conta que um general exigiu de um sábio que este
lhe revelasse um grande segredo. O sábio refletiu e disse: Atenção!
O general ficou desapontado e insistiu: Eu estou lhe pedindo por um grande
segredo, algo especial!
O sábio refletiu com maior intensidade e disse: "Atenção, Atenção!". O general irritado reagiu: Estou em busca de nada menos do que um verdadeiro segredo! O sábio voltou a se concentrar e então pronunciou: "Atenção, Atenção e Atenção!" Nesse momento o general se deu por satisfeito. Tinha conhecido um grande segredo. A prática não é a Atenção, senão que a Atenção, Atenção e Atenção. A busca da Retidão (Yashar) com a maestria da contemplação da Atenção, Atenção e Atenção (que chamaremos de AAA) é o estado de não materialismo, ou de espiritualidade. A mente em Yashar e a prática em AAA constituem o exercício e o processo de MA (Materialistas Anônimos). |