SINTOMAS

12 Sintomas do Materialismo na Tradição I (Judaísmo)* - vide prática e processos

1. Dificuldade em sustentar a verdade
Tendência a produzir versões distorcidas de acontecimentos e manipular relevâncias, fazendo do supérfluo importante e do importante supérfluo, para proveito próprio. Disposição a deixar sair da boca algo que o coração não avaliza. (Sheker)

2. Incapacidade de conter desejos e reduzir necessidades
Desregramento nas vontades e no uso que redundam em excesso, desperdício e necessidades cada vez mais numerosas. Só o desprendimento permite evitar o desperdício de recursos bem como reduzir a dependência a quereres e necessidades dispensáveis. (Kamuts)

3. Desleixo e negligência, realizando sem energia e sem zelo
Falta de cuidado, vigor e rigor com o que tem que ser feito. Tendência a ser relaxado e permitir que as coisas fundamentais fiquem largadas e desassistidas ou que se deteriorem e se corrompam. (i-Zehirut)

4. Dificuldade em ser diligente e ativo, procrastinar
Tendência a postergar aquilo que tem que ser feito. Não estar em prontidão e desperdiçar oportunidades. Contemporizar e não levar projetos adiante. Saber idealizá-los, mas não conseguir concretizá-los. (i-Charitsut)

5. Propensão a ser desrespeitoso e cínico
Não conseguir ser cauteloso no respeito aos outros e em particular com aqueles de quem discordamos. A depreciação do que é do outro ou feito pelo outro e a excessiva valorização de si e do que lhe diz respeito. (Zilzul)

6. Irritabilidade e incontinência em preservar a tranquilidade
Carência de uma calma interior capaz de dominar impulsos e ações intempestivas. Serenidade em prontidão, que preserva a placidez e mantém a quietude interna, mesmo quando o exterior está atribulado. (i-Menucha)

7. Dificuldade em ser amável
Reconhecer que suas interações são percebidas como agressivas e molestas ao outro. Dificuldade em manifestar-se de forma sábia para não produzir desconforto desnecessário. Interações sem suavidade, perplexidade por reações agressivas em nossas trocas. (i- Nachat)

8. Impaciência
Não conseguir suportar interrupção, contrariedade ou revés na vida. Sensação física de estar sendo machucado quando se defronta com o imponderável. Percepção de descontinuidade, como se acontecimentos ou interações atrapalhassem o fluxo natural da vida.
(choser Savlanut)

9. Não conseguir priorizar e ordenar
Dificuldade em colocar as coisas em ordem, dando clareza na organização das ações e das falas. Descoberta frequente de que elegeu o menos importante como prioridade. Conceder quando não dispõe e reter quando deveria abdicar. (i-Seder)

10. Não saber se retirar do foco das atenções
Falta de silêncio. Descobrir-se impróprio falando de si e ocupando lugares que não lhe pertencem. Perceber-se controlando e manipulando conversas e situações. Uso de piadas e fofocas com segundas intenções, maledicência. (i-Shtika)

11. Dificuldade em abrir mão por iniciativa própria
Incapacidade de oferecer espontaneamente sem ser requisitado ou exigido. Perceber em si a ausência da proatividade no oferecimento. Reconhecer-se mesquinho no momento seguinte a uma oportunidade de troca ou doação. Incapacidade em despossuir-se. Percepção de pequenez e apego. (i-Tsedek)

12. Sentir-se superior aos outros
Senso de superioridade, de que se é especial. Não reconhecer os próprios erros e julgar os erros dos outros constante e impiedosamente. Buscar privilégios com a intenção principal de não se sentir ordinário, comum. Arrogância (Gaava).