SINTOMAS
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Sintomas do Materialismo na Tradição I (Judaísmo)*
- vide prática e processos
1.
Dificuldade em sustentar a verdade
Tendência a produzir versões distorcidas de acontecimentos
e manipular relevâncias, fazendo do supérfluo importante
e do importante supérfluo, para proveito próprio. Disposição
a deixar sair da boca algo que o coração não avaliza.
(Sheker)
2.
Incapacidade de conter desejos e reduzir necessidades
Desregramento nas vontades e no uso que redundam em excesso, desperdício
e necessidades cada vez mais numerosas. Só o desprendimento permite
evitar o desperdício de recursos bem como reduzir a dependência
a quereres e necessidades dispensáveis. (Kamuts)
3.
Desleixo e negligência, realizando sem energia e sem zelo
Falta de cuidado, vigor e rigor com o que tem que ser feito. Tendência
a ser relaxado e permitir que as coisas fundamentais fiquem largadas e
desassistidas ou que se deteriorem e se corrompam. (i-Zehirut)
4.
Dificuldade em ser diligente e ativo, procrastinar
Tendência a postergar aquilo que tem que ser feito. Não estar
em prontidão e desperdiçar oportunidades. Contemporizar
e não levar projetos adiante. Saber idealizá-los, mas não
conseguir concretizá-los. (i-Charitsut)
5.
Propensão a ser desrespeitoso e cínico
Não conseguir ser cauteloso no respeito aos outros e em particular
com aqueles de quem discordamos. A depreciação do que é
do outro ou feito pelo outro e a excessiva valorização de
si e do que lhe diz respeito. (Zilzul)
6.
Irritabilidade e incontinência em preservar a tranquilidade
Carência de uma calma interior capaz de dominar impulsos e ações
intempestivas. Serenidade em prontidão, que preserva a placidez
e mantém a quietude interna, mesmo quando o exterior está
atribulado. (i-Menucha)
7.
Dificuldade em ser amável
Reconhecer que suas interações são percebidas como
agressivas e molestas ao outro. Dificuldade em manifestar-se de forma
sábia para não produzir desconforto desnecessário.
Interações sem suavidade, perplexidade por reações
agressivas em nossas trocas. (i- Nachat)
8.
Impaciência
Não conseguir suportar interrupção, contrariedade
ou revés na vida. Sensação física de estar
sendo machucado quando se defronta com o imponderável. Percepção
de descontinuidade, como se acontecimentos ou interações
atrapalhassem o fluxo natural da vida.
(choser Savlanut)
9.
Não conseguir priorizar e ordenar
Dificuldade em colocar as coisas em ordem, dando clareza na organização
das ações e das falas. Descoberta frequente de que elegeu
o menos importante como prioridade. Conceder quando não dispõe
e reter quando deveria abdicar. (i-Seder)
10.
Não saber se retirar do foco das atenções
Falta de silêncio. Descobrir-se impróprio falando de si e
ocupando lugares que não lhe pertencem. Perceber-se controlando
e manipulando conversas e situações. Uso de piadas e fofocas
com segundas intenções, maledicência. (i-Shtika)
11.
Dificuldade em abrir mão por iniciativa própria
Incapacidade de oferecer espontaneamente sem ser requisitado ou exigido.
Perceber em si a ausência da proatividade no oferecimento. Reconhecer-se
mesquinho no momento seguinte a uma oportunidade de troca ou doação.
Incapacidade em despossuir-se. Percepção de pequenez e apego.
(i-Tsedek)
12.
Sentir-se superior aos outros
Senso de superioridade, de que se é especial. Não reconhecer
os próprios erros e julgar os erros dos outros constante e impiedosamente.
Buscar privilégios com a intenção principal de não
se sentir ordinário, comum. Arrogância (Gaava).
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