Materialistas Anônimos (M.A) é uma organização sem fins lucrativos, idealizada pelo Rabino Nilton Bonder e realizada pelo Midrash Centro Cultural.

Materialistas Anônimos propõe uma dinâmica semelhante aos Alcoólicos Anônimos, visando à reabilitação do vício materialista que é a compulsão por preencher vazios emocionais e espirituais com materialidade.

Em MA não há obrigações. Não estamos associados a nenhuma organização, não é necessário pagar joia ou quotas, não há juramentos ou promessas. Não estamos ligados a qualquer grupo político, religioso ou policial, e não estamos sob vigilância. Qualquer pessoa pode juntar-se a nós independentemente da idade, raça, identidade sexual, crença ou religião.

O MA promove encontros semanais de compartilhamento de experiências e sentimentos em relação ao materialismo e ao esvaziamento de sentido.

Os grupos são autônomos, independentes e rotativamente geridos por um facilitador, que abre e organiza a sessão, e um orador que abre as falas nos encontros.

A participação é democrática e voluntária, com limite de tempo para o compartilhamento.

O teor dos compartilhamentos não deve ser de julgamentos, ideias ou valores, mas de experiências e sentimentos de natureza emocionais e vivenciais, evitando aspectos intelectuais.