TODAS AS MULHERES
DOS PRESIDENTES
 

LIVRO + BATE-PAPO

A história pouco conhecida das primeiras-damas do Brasil
desde o início da República

Com Murilo Fiuza de Melo [Autor]

Mediação de Bruno Thys e Luiz André Alzer [Editores]

17 de março | terça | 20h | gratuito

 

Há uma infinidade de biografias, perfis e ensaios sobres os presidentes do Brasil, mas pouco se pesquisou sobre as primeiras-damas. “Todas as mulheres dos presidentes” é um mergulho na história da República vista por uma perspectiva inédita: revela que, mesmo limitadas pelos costumes de suas épocas e pela liturgia do cargo, muitas delas tiveram presença relevante na vida do país. De Mariana da Fonseca a Michelle Bolsonaro, passando por Nair de Teffé, Darcy Vargas, Maria Thereza Goulart, Dulce Figueiredo, Rosane Collor e Ruth Cardoso, os autores (dois jornalistas apaixonados pela história do país) reconstroem a trajetória das 34 primeiras-damas a partir de fatos reveladores, surpreendentes e apagados pelo tempo.

Murilo Fiuza de Melo é jornalista desde 1991. Foi repórter do “Jornal do Brasil”, “O Estado de S. Paulo” e “Folha de S. Paulo”. Formou-se também em história. Desde 2006, trabalha em assessoria de imprensa. Em 2014, publicou com Ciça Guedes o livro “O caso dos nove chineses”, que revelou o primeiro escândalo internacional de violação dos direitos humanos da ditadura militar brasileira.

OS EDITORES

Bruno Thys
É jornalista, carioca. Atuou por quase vinte anos no Jornal do Brasil, onde foi de repórter a editor-executivo. Trabalhou na Veja: foi um dos fundadores da revista Veja Rio. Participou também da criação e do desenvolvimento do Extra (RJ), jornal em que comandou a redação por vários anos. Foi diretor da Infoglobo, empresa que edita os jornais e revistas do Grupo Globo e CEO do Sistema Globo de Rádio. Tem prêmios relevantes, entre eles o “Esso”, o mais prestigiado da imprensa.

Luiz André Alzer
É jornalista. Carioca, trabalhou nas redações dos jornais O Globo e O Dia, de revistas da Editora Bloch, e foi editor-chefe do Diário de S. Paulo. No Extra, foi fundador, editor-executivo e diretor, e coordenou a reforma gráfica do jornal. Tem cinco livros publicados, entre eles a biografia dos Titãs e o best-seller "Almanaque Anos 80". Criou ainda jogos de tabuleiro e de cartas, como Desafio Carioca e O Jogo da Lava-Jato.

 

 

 

ENDEREÇO
Rua General Venâncio Flores, 184
Leblon | Rio de Janeiro - RJ

HORÁRIO
segunda a quinta, das 15h às 21h
domingo, horários especiais

CONTATO
secretaria@midrash.org.br
Tel. (21) 2239-1800

     

RECEBA A NEWSLETTER DO MIDRASH