FESTIVAL MIDRASH DE MÚSICA

ANTIMATÉRIA

02 de dezembro
segunda | 21h

 

FESTIVAL MIDRASH DE MÚSICA

ANTIMATÉRIA

Alexandre Dacosta [voz e violão]



02
de dezembro | segunda | 21h | R$ 30

 

02 de dezembro
segunda
 

 

Duração: 60 min.

 “Antimatéria” é um espetáculo que mescla linguagens - música, poesia, artes visuais e cinema se entrelaçam, tecendo uma costura coesa e original. Um show com diversão e reflexão através de refinado humor que as canções e imagens transmitem com sutileza e elegância. 

São canções que abordam diversos gêneros da Música Popular Brasileira, como o samba, o côco, baião, afoxé, valsa, baladas impressionistas, rock-baião, e até blues e jazz abrasileirados. São letras e músicas autorais, com melodias sinuosas, harmonias arrojadas e letras de uma visualidade vigorosa e poética.

Alexandre Dacosta canta canções dos seus álbuns “Antimatéria” e “Adjetos”, escritas entre 1994 e 2015. O público ao entrar na sala, já ouve trechos da arte-sonora “Rádio Varejo”, uma rádio fictícia criada pelo próprio artista com suas poesias e paisagens sonoras. Este show também terá a estreia da primeira audição da partitura-vídeo p/ guitarra e voz “Áspero” da série “Participatura - Metodologia do Espontâneo” e  permeando as músicas, vídeos-poema também de Dacosta. 

No roteiro musical estão:  “Ira da Lira” (rock-baião) - “Z” (samba ligeiro) - “Musa Vertical” (jazz) - “Curioso” (côco) - “Nasce Um Anjo Oblíquo” (trova impressionista) - Movimento Íntimo Infinito” (blues Dacostiano) - “Frutífera” (baião) - “Solitário Suspiro Fiofólico” (côco) - “Aroma” (canção) - “Presenciar” (afoxê) - “Samba-Me” (samba) - “Antimatéria” (soul).

 

Alexandre Dacosta é artista visual, compositor, cineasta, ator e poeta.

Como cantor e compositor,  lançou os álbuns “Antimatéria” (Agracadabra/Universal Music/2017) e o CD-Livro “Adjetos” (Ed.7 Letras/2011), além de fazer trilhas sonoras para filmes, vídeos e peças de teatro.

Criou com sua mulher, Lucília de Assis a dupla “Claymara Borges e Heurico Fidélis”, gravando “Cascata de Sucessos”  (Leblon Records/1992) e “Pirata Ao Vivo” (1995).

Realizou 17  exposições  individuais RJ/SP/PE/Montevideo-Uruguay e mais de 90 coletivas no Brasil e exterior.

Recebeu 2 prêmios de pintura, IBEU/RJ (1985) e Secretária de Cultura no XVIII Salão de Belo Horizonte (1986) e foi professor do Curso Fundamentação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2011/2016).
Como diretor, roteirista e compositor ganhou 11 prêmios em festivais.

Está finalizando seu primeiro longa metragem “A Sobrancelha é o Bigode do Olho”, e produziu 16 filmes de curta metragem, 6 ficções, 3 documentários, 5 experimentais e 3 vídeos-partitura. 

Como ator, protagonizou 5 longas metragens e atuou em mais de 40 filmes, 17 peças de teatro e musicais, seriados, minisséries e novelas.

Como poeta visual lançou o livro “[tecnopoética]” (Ed. 7 Letras/2011), o E-Book “Autopoese” (Ed. Lacre/2017) e participa de publicações, exposições coletivas e programas de rádio com áudios de poesias e arte-sonora.                                              

 

 

 


Receba nossa NEWSLETTER
Midrash na WEB
Torne-se um AMIGO!
NOME:


EMAIL:



 

 

 

MIDRASH CENTRO CULTURAL

Rua General Venâncio Flores, 184
Leblon | Rio de Janeiro | RJ
55 (21) 2239-1800