CICLO CINE-DEBATE

REFLEXOS DO NAZIFASCISMO HOJE

27/11
quarta | 19h

 

CICLO CINE-DEBATE

REFLEXOS DO NAZIFASCISMO HOJE

Curadoria de Sofia Débora Levy com debatedores convidados

27/11 | quarta | 19h

Filmes | sessões gratuitas, promoção canal Curta!
Debate | R$ 20/encontro

27 de novembro
quarta

DURAÇÃO: 4 encontros de 2h de duração cada
Classificação indicativa: 16 anos

Aos 80 anos da Segunda Guerra Mundial, com a exibição de quatro documentários, produzidos pela Arte France, seguidos de debates, o nazifascismo é abordado em suas manifestações na época e em seus reflexos na sociedade contemporânea. A trajetória de Mussolini, desde a militância socialista, quando contava com o apoio da judia Margherita Sarfatti, até tornar-se o ditador fascista; o advento do Führer Adolf Hitler e a vitória do Nacional Socialismo na Alemanha; os anos 1930 até a Segunda Guerra Mundial e as dores relembradas por sobreviventes judeus e não-judeus que tiveram sua infância atravessada pelo nazismo compõem o panorama da mostra.

 

27 de novembro | quarta
A Guerra das Crianças

[França / 2017 / 90 min.]

Direção de Julien Johan e Michèle Durren

Debate com Ester Kosovski
Professora Emérita/UFRJ e Fundadora da Sociedade Brasileira de Vitimologia

Durante anos, as experiências e as histórias daqueles que passaram a infância nos tempos da guerra foram silenciadas. Longe de serem poupadas pelos conflitos brutais, crianças foram jogadas no caos dos tempos mais sombrios e sinistros da História Mundial. Esse documentário reconta a história de uma geração única de crianças que tinham 10 anos em 1940, e que cresceram no epicentro do tenebroso cenário da Segunda Guerra Mundial.


EVENTOS OCORRIDOS

22 de agosto | quinta
Margherita Sarfatti, a Mulher que Inventou Mussolini

[França / 2015 / 52 min.]

Direção de Pierre-Henry Salfati

Intelectual, feminista e socialista, a judia Margherita Sarfatti tornou-se amante de Mussolini e deu todo o apoio ideológico, psicológico e político que levou o ditador ao poder. Anos mais tarde, ela perceberia que ajudou a criar seu maior inimigo.

Debate com Gabriel Lacerda
Prof. Fundador da Escola de Direito da FGV-RJ
Especialista em Cinema e Nazismo

 

11 de setembro | quarta | Minha Vida na Alemanha de Hitler - Episódio 1
[França / 2018 / 52 min./cada]

Direção de Jérôme Frieur

Eles todos viveram sob o regime de Hitler na Alemanha ; todos eles contam suas histórias : a perseguição aos judeus, o assédio da opisição. O documentário é feito somente com imagens documentais de arquivo. O filme é uma profunda pesquisa sobre a Alemanha e o Terceiro Reich.

Debate com Dr. Paulo Geiger
[Editor, Tradutor e Designer]

Nas eleições legislativas de 1928, na Alemanha, os nazistas não conseguiram amealhar mais do que 2,8% dos votos. Então, como Adolf Hitler conseguiu chegar ao poder em 30 de janeiro de 1933? Depois do crash do mercado de 1929, a crise econômica chegou à Alemanha e os confrontos entre os membros do Partido Comunista e os nazistas do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães aumentaram. Este episódio enfoca o incêndio do Reichstag (o prédio do Parlamento), as prisões de opositores políticos, a suspensão das liberdades civis fundamentais e a abertura dos primeiros campos de concentração.

 

23 de outubro | quarta | Minha Vida na Alemanha de Hitler | Episódio 2
[França / 2018 / 52 min.]

Direção de Jérôme Frieur

Debate Jorge Josef
Sobrevivente do Holocausto e Membro da Resistência Francesa

O Terceiro Reich foi proclamado em 21 de março de 1933. Da transformação do NSDAP em um partido único para a queima de livros de 10 de maio de 1933; da Noite das Facas Longas, em 30 de junho de 1934, à proclamação de Hitler como Führer: Como a vida mudou após a ascensão de Hitler ao poder? Nós revisamos as leis de Nuremberg, o restabelecimento do serviço militar, a Kristallnacht (9-10 de novembro de 1938) e suas consequências: 30.000 homens judeus foram presos e deportados para campos de concentração enquanto dezenas de milhares de judeus foram forçados ao exílio .

 

 

Receba nossa NEWSLETTER
Midrash na WEB
Torne-se um AMIGO!
NOME:


EMAIL:



 

 

 

MIDRASH CENTRO CULTURAL

Rua General Venâncio Flores, 184
Leblon | Rio de Janeiro | RJ
55 (21) 2239-1800