CICLO DE CINEMA

4X ITÁLIA

02, 09, 16 e 23 de setembro
segundas | 16h

 


4 X ITÁLIA

Curadoria e debates de Susana Schild

Início 02 de setembro
segundas | 16h | R$ 20/encontro

 

02. set | DIVÓRCIO À ITALIANA
Divorzio all'italiana [Itália / 1961/ 105´]

Direção de Pietro Germi

Com Marcello Mastroianni e Stefania Sandrelli

O barão Fefé Cefalu está entediado com a vida e a mulher, Rosalia. Ele se apaixona pela prima Ângela quando os dois passam o verão juntos no mesmo castelo. Como o divórcio era impossível na Itália nos anos 60, ele decide matar a esposa simulando uma situação de adultério, o que o livraria da cadeia.

 

09. set | NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO
C'eravamo tanto amati [Itália / 1974 / 115´]

Direção de Ettore Scola

Com Nino Manfredi, Vittorio Gassman, Stefania Sandrelli

Três italianos, Gianni (Vittorio Gassman), Nicola (Stefano Satta Flores) e Antonio (Nino Manfredi) se tornam muito amigos durante o ano de 1944 enquanto combatem os nazistas. Cheio de ilusões, eles se estabelecem depois da guerra. Os três amigos idealistas precisam lidar com a inevitável desilusões da vida no pós-guerra da Itália.

 

16.set |  ONTEM, HOJE E AMANHÃ
Ieri, Oggi, Domani  [Itália / 1963 / 118´]

Direção de Vittorio De Sica

Com  Sophia Loren e Marcello Mastroianni

Histórias sobre três mulheres (todas interpretadas por Sophia Loren) muito diferentes e os homens que elas atraem. Adelina vende cigarros no mercado negro e é casada com o desempregado Carmine (Marcello Mastroianni). Ela é sentenciada a prisão, mas pode escapar enquanto estiver grávida. Sete anos e sete filhos depois, o marido esta exausto e a prisão parace algo inevitável, assim como o desprezo de Adelina por Carmine. Em Milão, Anna esta entediada e resolve dar carona a um escritor. Ela fala com um ar sonhador em fugir dali, e ele dá a atenção que ela precisa. Enquanto isso, Mara chama a atenção de um ingênuo seminarista, fazendo com que ela brigue com sua avó e faça um voto de castidade.

 

23.set | O BAILE
Le Bal [Itália / 1983 / 112´]

Direção de Ettore Scola

Sem diálogos, o filme conta parte da história da França, da década de 1930 à década de 1980, a partir dos personagens reunidos em um salão de dança. Através das recordações das pessoas, da música e da dança, o filme traça um panorama da evolução do país ao longo de 50 anos, o salão vai sendo testemunha da História, das alterações políticas, das tendências culturais e da música que se vai impondo. Em 1983, depois de ter testemunhado a Frente Popular nos anos 30, a ocupação nazista durante a II Guerra Mundial, o Maio de 1968, o salão já não é o mesmo.

Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim 1984.

 

Receba nossa NEWSLETTER
Midrash na WEB
Torne-se um AMIGO!
NOME:


EMAIL:



 

 

 

MIDRASH CENTRO CULTURAL

Rua General Venâncio Flores, 184
Leblon | Rio de Janeiro | RJ
55 (21) 2239-1800