5º FESTIVAL MIDRASH DE TEATRO

MEMÓRIAS DO ESQUECIMENTO

28 de julho
domingo | 20h

 

Texto de Flávio Tavares
Adaptação de Daniela Pereira de Carvalho e Bruce Gomlevsky

Direção e Interpretação de Bruce Gomlevsky

28 de julho | domingo | 20h | R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)

Duração: 90 minutos

 

28 de julho
domingo


O livro, vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura no ano de 2000, conta em primeira pessoa a história do jornalista Flavio Tavares: um relato descarnado e cru sobre a prisão e a tortura após o golpe militar de 1964 no Brasil. Em 2019 o episódio, completa exatos 50 anos de ocorrido. Prêmio APTR melhor ator 2018

"Memórias do esquecimento", peça criada a partir do livro "Memórias do esquecimento", do jornalista Flávio Tavares, vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura no ano de 2000, foi a escolha de Bruce Gomlevksy para comemorar seus 25 anos de carreira. A adaptação é de Daniela Pereira de Carvalho, e a direção do próprio Bruce, que contou com total apoio do jornalista nesta montagem.

O livro é um relato descarnado e cru sobre a prisão e a tortura após o golpe militar de 1964 no Brasil. Tavares foi preso três vezes entre 1964 e 1969. Passou por sessões de tortura e foi um dos presos trocados pelo embaixador americano Charles Elbrick, sequestrado em 1969, episódio que em 2019, completa exatos 50 anos de ocorrido.

Segundo Gomlevsky, que também assina a direção do espetáculo, "as formas de construção do 'eu' presentes nessas memórias - como a violência e o trauma - impedem o testemunho, mas ao mesmo tempo criam uma necessidade para a vítima, principalmente como exercício de libertação da dor e também de justiça histórica.

Segundo o autor, “é da relação entre memória e esquecimento que tiramos boa parte daquilo que chamamos de força para viver”.

O espetáculo chega para a plateia de forma seca, crua, colocando em pauta até que ponto a memória fragmentada de alguem, igualmente fragmentado pela violência, consegue dar contorno a essa experiência nos seus relatos. Esse gênero de literatura trabalha numa tênue fronteira, quase imperceptível, entre história e memória, entre o “real” e a ficção, entre a denúncia e uma espécie de necessidade pessoal de escrever.


FICHA TÉCNICA

Texto: Flávio Tavares
Adaptação: Daniela Pereira de Carvalho e Bruce Gomlevsky
Direção e Interpretação: Bruce Gomlevsky
Figurino: Maria Duarte
Iluminação: Russinho
Cenário: Bruce Gomlevsky
Programação visual: Rita Ariani
Foto: Dalton Valério
Direção de Produção: Luiz Prado
Realização: BG ArtEntretenimento Ltda
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação - João Pontes e Stella Stephany

Receba nossa NEWSLETTER
Midrash na WEB
Torne-se um AMIGO!
NOME:


EMAIL:



MIDRASH CENTRO CULTURAL

Rua General Venâncio Flores, 184
Leblon | Rio de Janeiro | RJ
55 (21) 2239-1800