PALESTRA

COGNIÇÃO, EMOÇÃO E TECNOLOGIAS DE APRENDIZADO

17 de abril
quarta | 20h

 

COGNIÇÃO, EMOÇÃO E TECNOLOGIAS DE APRENDIZADO

Yvonne Bezerra de Mello [Fundadora e coordenadora da Escola do Projeto UERE]

Evelyn Eisenstein [Medica pediatra]

17 de abril | quarta | 20h | gratuito

 

17/04

 


Dificuldades de aprendizado se fazem cada vez mais presente no mundo contemporâneo.

O progresso atual da informação e da comunicação nos leva a constantemente à uma NOVA COGNIÇÃO tanto cultural como educacional. Estamos na época onde os alunos têm seus conhecimentos constantemente revistos, modificados ou sistematizados. As escolas tradicionais perderam espaço nesse novo mundo escolar onde a neurociência e a neuroeducação não contemplam hoje o ensino dos conteúdos. Sendo assim faz-se necessário uma nova gestão de sala de aula com trabalhos voltados para a velocidade cerebral, plasticidade cerebral, aumento de m, emoção, concentração, memória, foco, raciocínio lógico e agilidade mental. Em 20 anos, mais das metades das carreiras de hoje desaparecerão exigindo dos alunos outros instrumentos para pensar, agir e trabalhar. Esse é um processo que ainda não começou na maioria das escolas e essa palestra mostrará como é possível ter uma sala de aula dinâmica contemplando as aptidões de todos os alunos e melhorando muito suas dificuldades de aprendizado. O estresse quotidiano além dos traumas bloqueiam o desenvolvimento cognitivo e se a tecnologia se não for bem utilizada, continuarão os bloqueios afetivos. Esses bloqueios também levam uma grande maioria dos alunos a achar a escola sem interesse. Estamos num momento de processo educativo via CYBER ESPAÇO que é altamente colaborativo. Por outro lado, a tecnologia em excesso para crianças e jovens tornou-se um mecanismo que supre a falta de afeto com a negligência de cuidadores cada vez mais ausentes devido á vida atribulada de hoje.

Na maioria dos países desenvolvidos os problemas de aprendizado se avolumam sendo necessário se abordar outras estratégias de ensino. Nessa palestra, Yvonne Bezerra de Mello falará de sua pedagogia hoje em 300 escolas do país com 18.000 professores capacitados e também sua aplicação em países europeus com crianças refugiadas. Dra Evelyn Eisenstein falará sobre o desenvolvimento cerebral e mental e como as emoções e as tecnologias se entrelaçam no aprendizado dos novos conhecimentos. E como é importante detectar a dependência digital e suas implicações no aprendizado reforçando a necessidade de novas tecnologias de ensino nas escolas.

Yvonne e Evelyn trabalham e pesquisam juntas sobre problemas cognitivos em todas as classes sociais assim como no aumento assustador dos dependentes digitais.

 

Receba nossa NEWSLETTER
Midrash na WEB
Torne-se um AMIGO!
NOME:


EMAIL:



MIDRASH CENTRO CULTURAL

Rua General Venâncio Flores, 184
Leblon | Rio de Janeiro | RJ
55 (21) 2239-1800