REPERTÓRIO EM CRIAÇÃO apresenta

LEITURA TEATRAL + BATE-PAPO

RHUPÁ, A FÁBULA DA NOIVA CADÁVER

02 de abril
terça | 20h

 

Texto e Dramaturgia de Cesar Valentim
Direção e Encenação de Alexandra Arakawa
Direção Musical de Maurício Chiari

Com Carol Machado, Rafael Mannheimer e Diogo Picchi

Após a Leitura, bate-papo com a convidada Luize Valente e os artistas da Cia

02 de abril | terça | 20h | gratuito
Duração: 60´| Classificação indicativa: 12 anos

 

02/04

 

O espetáculo é baseado na fábula russo-judaica "A noiva cadáver" e faz um paralelo com os fatos reais da perseguição aos judeus no Brasil e na Europa. Esta fábula para adultos faz referencia às mulheres jovens que eram atacadas em suas carruagens e assassinadas no caminho de seus casamentos como forma de não "proliferar" os judeus. Os casamentos judeus muitas vezes eram arranjados entre as famílias como garantia de preservar as tradições, o mesmo costume era comumente praticado no nordeste do Brasil entre as famílias da mesma "comunidade" como forma de preservar as tradições.

SINOPSE

Um noivo prometido para casar está com seu amigo, um jovem rabino, bebendo e conversando sobre seu futuro e começa a ensaiar a liturgia completa do casamento e "casa-se" com uma noiva morta. Porque essa noiva foi morta? Porque esse noivo está prometido?

 

Carol Machado (Personagem Noiva Cadáver)
Atriz e acrobata aérea, licenciada em Dança pela Faculdade Angel Vianna. Começou profissionalmente aos 12 anos no teatro com o "Menino Maluquinho" direção de Demétrio Nìlcolau. Seus trabalhos mais recentes são " Antes que tudo acabe " com direção de Renato Rocha. Em 2018, protagoniza o espetáculo "Ouvi dizer que a vida é Boa" com direção de João Batista e indicada ao prêmio Botequim Cultural como melhor atriz. É conhecida por trabalhos expressivos na TV, entre eles: "Top Model" direção Roberto Talma, "Vamp" direção Jorge Fernando, "Perdidos de amor" direção Ivan Zettel e ainda a croata Vitza de "A lua me disse" de Miguel Fallabela

 

Diogo Picchi (Personagem Noivo)
Aos 13 anos, ingressou na escola de teatro O Tablado. Estudou na escola de Artes Cênicas, Lee Strasberg Theater and Film Institute, em Los Angeles. Atua em cinema, TV e teatro, Seus últimos trabalhos são "Nunca Abra a Porta Depois da Meia Noite", dirigida por Licurgo Spínola; a novela Amor e Revolução-SBTe atualmente circula com o espetáculo "Tá certo ou não tá".

 

Rafael Mannheimer (Personagem Rabino)
Começou a fazer teatro aos 11 anos no colégio Hebreu Brasileiro Max Nordau. Formado em Artes Cênicas pela UNIRIO. Seus últimos trabalhos foram com a Alfandega 88, sob direção de Moacir Chaves,
Além do espetáculo "Fim de partida" sob direção de Danielle Martins de Farias. Atualmente está atuando no solo "O último delírio de Van Gogh, sob direção de Jiddu Saldanha.

 

Alexandra Arakawa - Direção de Cena e Arte
Estudou Artes Cênicas na UFRJ, atua em teatro, cinema e artes visuais a mais de 15 anos. Já ganhou prêmios e indicações em diversos festivais de teatro e cinema. É curadora do FESQ- Cabo Frio desde 2002. Seus trabalhos mais recentes no teatro são a direção de "SET: o conto da peça" e o experimento cênico-visual "ZaPisKi", direção de arte e assistência de direção de "O último delírio de Van Gogh".
Vem desenvolvendo um trabalho expressivo de pesquisa estética cênica nos trabalhos que assina a direção de arte, compondo um conceito visual integrado à criação da cena.

 

Cesar Valentim
Autor e Diretor de "Mergulho" baseado no diário de Anne Frank. lniciou a carreira artística como ator em 1984. Nos últimos anos dirigiu e escreveu os trabalhos "As Viagens de Américo", solo narrativo desenvolvido através dos registros das cartas deixadas pelo Navegador genovês, Américo Vespúcio e o infanto juvenil "No Quintal da Imaginação",espetáculo que conta, através de personagens de cantigas populares, um momento sombrio da historia do Brasil, a ditadura.

 

Mauricio Chiari - Direção Musical
Músico pernambucano radicado no Rio de Janeiro, formado em gravação e produção fonográfica. Proprietário do Amarelo Estúdio em Santa Teresa,RJ. Seu trabalho mais recente no teatro é com o espetáculo "Caranguejo Overdrive" em que é o idealizador e músico em cena.

 

FICHA TECNICA
Elenco: Carol Machado, Diogo Picchi, Rafael Mannheimer
Texto e Dramaturgia: Cesar Valentim
Direção e Encenação: Alexandra Arakawa
Direção Musical: Maurício Chiari
Desenho de Luz: Camille Klecz
Operador de Luz: Java Mayan
Cenotécnica: Gracy Moreno
Idealização: Alexandra Arakawa e Louise Marrie
Assessoria de Imprensa: Duetto Comunicação
Realização: Cia de Artes EM CriAção

 

Receba nossa NEWSLETTER
Midrash na WEB
Torne-se um AMIGO!
NOME:


EMAIL:



MIDRASH CENTRO CULTURAL

Rua General Venâncio Flores, 184
Leblon | Rio de Janeiro | RJ
55 (21) 2239-1800