CICLO CRIME.GOV

QUANDO CORRUPÇAO E GOVERNO SE MISTURAM

10 de abril
quarta | 20h

 

CICLO CRIME.GOV

QUANDO CORRUPÇAO E GOVERNO SE MISTURAM

Jorge Pontes [Delegado da Polícia Federal e ex-diretor da INTERPOL]

10 de abril | quarta | 20h | gratuito

 

10/04

 

A Lava Jato impactou o Brasil, abalando tanto a classe política quanto a empresarial. Ela levou à prisão importantes figuras públicas e revelou, de forma inédita, a abrangência da ilegalidade no sistema. Pela primeira vez, a população brasileira tomou conhecimento de como acontecem as negociatas por baixo dos panos nas altas-rodas do governo.

Nesta palestra, Jorge Pontes, abordará como a corrupção se infiltrou nas instituições brasileiras, tornando-se sistêmica. Um relato do envolvimento do poder público nos grandes esquemas de corrupção do país.

Em Crime.gov, descreveuma nova modalidade de crime, que há décadas está entranhada nos três poderes mas que só recentemente passou a ser enxergada com clareza: o crime institucionalizado. Diferente de tudo o que se conhecia até então, é uma dinâmica muito mais complexa, já que as esferas do governo se articulam para preservar a manutenção desses esquemas.

Jorge Pontes | Chefiou o Serviço de Operações da Delegacia de Polícia Marítima no Rio de Janeiro, o Serviço Disciplinar da Corregedoria no Rio de Janeiro e o Serviço de Cooperação Técnica Internacional de Polícia da INTERPOL em Brasília. Foi o primeiro coordenador da Divisão de Prevenção e Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico.
Foi Superintendente Regional do Departamento de Polícia Federal no Estado de Pernambuco, Coordenador-Geral da Interpol no Brasil e adido da Polícia Federal em Paris/França .
Formado pela Academia Nacional do FBI (General CourseofInstruction) em 1994, Quantico/Virgínia-EUA.

Concluiu, entre outros, os seguintes cursos:
Pós Graduação em Educação em Justiça Criminal pela Universidade de Virgínia/EUA;
Curso de Formação de Oficiais de INTERPOL para América Latina, em Montevidéu/Uruguai.
Curso de Inteligência Policial pela National Police AgencyJapan, Tóquio/Japão;
Curso de Gerenciamento Avançado para Policiais pela Academia Internacional de Polícia, em Roswell/Novo México - EUA;
Curso "Global Terrorism", em Puntarenas/Costa Rica.
Curso de Altos Estudos de Política e Estratégica da Escola Superior de Guerra - ESG.
MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas - FGV

Autor da proposta que originou a criação da unidade especializada da Polícia Federalque combate à delinquência ambiental no país. Foi o precursor desta atividade no âmbito da Polícia Federal.

Recebeu em 2006, em nome da Polícia Federal, na House of Commons, Parlamento Britânico, em Londres/Inglaterra, o International Green Apple Awards, pelos trabalhos realizados pela DMAPH/CGPFAZ, em razão de seus projetos de combate à delinquência ambiental na região amazônica, Condecorado com a medalha do Rio Branco no grau Comendador, pelos serviços prestados na área de cooperação policial internacional.

Foi membro - eleito - do Comitê Executivo da Interpol para o triênio 2009-2011, em Lyon/França, representando as Américas.

Após ser indicado para assumir função de Oficial de Ligação junto a Secretaria de Segurança Multidimensional da OEA em Washington D.C. aposentou-se em 2012.

Foi Gerente de Relações Internacionais de Segurança do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 e Diretor para a América Latina da AT-RISK INTERNACIONAL.

Hoje faz parte de um grupo de policiais internacionais contratados para dar suporte às investigações relativas às fraudes cometidas contra à Petrobras, em processo em curso na corte de Nova York, Estados Unidos da América.

Pontes foi indicado para ser diretor de Ensino e Estatística da Secretaria Nacional de Segurança Pública .

 

Receba nossa NEWSLETTER
Midrash na WEB
Torne-se um AMIGO!
NOME:


EMAIL:



MIDRASH CENTRO CULTURAL

Rua General Venâncio Flores, 184
Leblon | Rio de Janeiro | RJ
55 (21) 2239-1800