CICLO DE CINEMA

ARTE, LUCIDEZ E LOUCURA

Curadoria e debates de Susana Schild

Início 18 de março
segundas | 16h

 

CINEMA

CICLO ARTE, LUCIDEZ E LOUCURA
Curadoria e debates de Susana Schild

Início 18 de março
segundas | 16h | R$ 20/encontro

18 de março | MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA
Girl with a Pearl Earring [ 2003 / Reino Unido, Luxemburgo / 100´]
Direção de Peter Webber

Com Scarlett Johansson, Colin Firth e Tom Wilkinson

Em pleno século XVII vive Griet (Scarlett Johansson), uma jovem camponesa holandesa. Devido a dificuldades financeiras, Griet é obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer (Colin Firth), um renomado pintor de sua época. Aos poucos Johannes começa a prestar atenção na jovem de apenas 17 anos, fazendo dela sua musa inspiradora para um de seus mais famosos trabalhos: a tela "Girl with a Pearl Earring".

Indicado ao Oscar de melhor fotografia, direção de arte e figurino.

25 de março | POLLOCK
Pollock [2000 / USA / 122´]
Direção de Ed Harris

Com Ed Harris, Marcia Gay Harden e Robert Knott

Em agosto de 1949, a revista Life publicou em sua capa uma manchete dizendo: "Jackson Pollock: Será ele o maior artista vivo dos Estados Unidos?". Já conhecido no mundo da arte de Nova York, Pollock agora passava a ser conhecido nacionalmente como a primeira celebridade americana no mundo das artes plásticas e seu estilo corajoso e radical de pintura ditava os rumos da arte moderna. Mas os tormentos que atingiam Pollock em toda sua vida e que o ajudaram no início de carreira a criar sua arte original começaram a afligí-lo cada vez mais. Lutando contra si mesmo, Pollock entrou então numa espiral decadente que fez com que destruísse seu casamento, sua promissora carreira e sua própria vida.

Indicado ao Oscar de melhor ator / Oscar de melhor coadjuvante para Marcia Gay Harden.

01 de abril | GOYA
Goya en Burdeos [1999 / Espanha / 100´]
Direção de Carlos Saura

Com Francisco Rabal, José Coronado e Maribel Verdú

Cinebiografia de Francisco José de Goya y Lucientes, gênio da pintura espanhola, enfocando o período em que Goya viveu exilado em Burdeos, no fim de sua vida.

Indicado a 10 prêmios Goya, venceu nas seguintes categorias: Melhor ator (Francisco Rabal), melhor fotografia (Vittorio Storaro), e também melhor desenho de produção, melhor vestuário e melhor maquiagem.

08 de abril | MOULIN ROUGE
Moulin Rouge [1952 / Reino Unido / 120´]
Direção de John Huston

Com José Ferrer, ZsaZsa Gabor e Suzanne Flon

O Moulin Rouge, famoso cabaré em Paris, recebe com frequência a visita do artista francês Henri de Toulouse-Lautrec (José Ferrer), que enquanto bebe seu conhaque também pinta as dançarinas de can can da casa. O proprietário então lhe diz que se ele pintasse um cartaz para o Moulin Rouge, ele poderia beber o quanto quisesse. Essa é uma proposta sedutora para alguém que gosta tanto de viver na boêmia, mas sua vida muda quando ele conhece uma mulher na rua.

Leão de Prata no Festival de Veneza de 1953, foi indicado a sete Oscars, incluindo direção e José Ferrer, como melhor ator, no papel de Toulouse Lautrec.

IMAGENS DO INCONSCIENTE [1998]
Direção de Leon Hirszman

Documentário em três episódios, filmado no início da década de 1980 por Leon Hirszman, em parceria com a Dra. Nise da Silveira, a partir de três casos tratados no Centro Psiquiátrico Pedro II, mais tarde, Museu de Imagens do Inconsciente: Fernando Diniz (Em busca do espaço Cotidiano), Adelina Gomes (No Reino das Mães) e Carlos Pertuis (A Barca do Sol). O filme narra a história desses três pacientes e como, por meio de pinturas altamente expressivas, o processo terapêutico estabelece uma ponte entre seus interiores mais íntimos e a realidade mais aguda.

15 de abril | Parte I | EM BUSCA DO ESPAÇO COTIDIANO [80 min.]

Este episódio aborda a trajetória de Fernando Diniz, um dos internos do Museu de Imagens do Inconsciente, sob orientação de Nise da Silveira.

 

Receba nossa NEWSLETTER
Midrash na WEB
Torne-se um AMIGO!
NOME:


EMAIL:



MIDRASH CENTRO CULTURAL

Rua General Venâncio Flores, 184
Leblon | Rio de Janeiro | RJ
55 (21) 2239-1800