POR DO SOL MUSICAL

Duo Daniela Spielmann/Sheila Zagury em

BOSSAS, CHOROS E AFINS

05 de fevereiro
terça | 18h30 | gratuito

 

Daniela Spielmann (saxofone e flauta) e Sheila Zagury (piano) mostram em seu show o resultado de uma parceria que já soma mais de vinte anos. Instrumentistas reconhecidas como intérpretes de inegável talento e requisitadas pela fina flor da MPB, apresentam um repertório cuidadosamente escolhido, temperando standarts de jazz com obras de música instrumental brasileira que abarcam clássicos da obra de Chiquinha Gonzaga e Jacob do Bandolim passando pelos clássicos da Bossa-Nova e samba e músicas de cunho autoral, com obras de Daniela e grandes novos compositores. Nos arranjos, o destaque é dado para a pureza do som e a percepção clara dos timbres singulares dos instrumentos. Esta é a essência de um trabalho artístico ao mesmo tempo maduro e audacioso, que chama a atenção pela sofisticação e pela simplicidade.

Daniela Spielmann

Daniela é nome obrigatório entre os craques do saxofone e seus grandes trunfos são a força interpretativa somada à criatividade de suas composições e arranjos. Em 2001, lançou seu primeiro CD solo "Brazilian Breath". Esse trabalho foi indicado ao Grammy Latino em 2002. Fez parte da banda "Altas Horas" do programa homônimo por 14 anos, comandado pelo apresentador Serginho Groisman, na TV Globo elaborando arranjos semanais de acordo com o repertório do programa. É integrante também do grupo Rabo de Lagartixa, duo Spielmann-Zagury, Duo Daniela Spielmann e Marcello Gonçalves, Farra dos Brinquedos, Mulheres em Pixinguinha e Camerata Diminuta. Já acompanhou diversos cantores e músicos de renome como Zé Menezes, Moreira da Silva, Sivuca, Francis Hime e Zélia Duncan, entre outros. Ela gravou CDs de carreira, como "Mulheres em Pixinguinha", "Choros, Por Que Saxes?" (com Mario Seve), "Brasileirinhas" (com Sheila Zagury), "A Vida Vale a Pena" e recentemente "De Onde Vem o Baião?", com Marcello Gonçalves. Trabalhou por quatro anos no Projeto Segundo turno cultural promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro para trabalhar em comunidades carentes ensinando choro e musica popular para as crianças. Atualmente, leciona no CEFET (Rio de Janeiro) e cursa o Doutorado em Música pela UNI-RIO.

Sheila Zagury


Pianista de formação eclética, com passagem na música erudita e no jazz, ela já atuou com vários artistas e grupos de renome como Eduardo Dussek, Ângela Rorô, Rio Jazz Orchestra, UFRJazz, Neti Szpilman e Marianna Leporace, e em numerosos espetáculos de teatro e shows em todo o Brasil e no exterior. Mantém um duo com Daniela Spielmann há 18 anos, tendo lançado em 2007 o CD intitulado "Brasileirinhas". Mantém também com José Staneck um duo de 20 anos e atuou na gravação do CD do gaitista, "A Poética de uma Harmônica Brasileira", além de várias participações em outros discos como o CD de Edu Kneip, "Da Boca prá Dentro". José Staneck e Sheila realizaram vários concertos dedicados à música erudita brasileira em 2008. Em 2010 juntaram-se ao violoncelista Ricardo Santoro para formar o Harmonitango, trio dedicado à obra de Astor Piazzolla, apresentando-se em várias cidades como Brasília, Santos, Maringá, dentre outras. É integrante de grupos como a Cyclophonica, do conjunto de música judaica Zemer e da Orquestra Lunar, orquestra de gafieira exclusivamente composta por mulheres e que gravou seu primeiro CD em 2007, sendo ele indicado ao Premio Tim de Música em 2008. É professora da Escola de Música da UFRJ. Ela também atua na área de pesquisa em música, participando de vários congressos de pesquisa em música no Brasil e no exterior, como a ANPPOM e a IASPM. Terminou em 2014 seu Doutorado em Música na UNICAMP, defendendo tese sobre choro nos anos 1990 no Rio de Janeiro.

 

Receba nossa NEWSLETTER
Midrash na WEB
Torne-se um AMIGO!
NOME:


EMAIL:



MIDRASH CENTRO CULTURAL

Rua General Venâncio Flores, 184
Leblon | Rio de Janeiro | RJ
55 (21) 2239-1800